Temporada abre com chave de ouro, dizem operadoras

Thermas dos Laranjais reforça estrutura para receber o público; expectativa do comércio é de aumento considerável nas vendas

Todo o setor turístico da cidade já comemora o que promete ser o melhor final de semana do ano, pelo menos por enquanto. Estão sendo esperados mais de 36 mil turistas para amanhã, sexta-feira, 15, feriado nacional da Proclamação da República, sábado e domingo. Este contingente de visitantes ocupará 100% dos leitos disponíveis em hotéis e pousadas, obrigando um certo número deles a se hospedar na região próxima.

Segundo a gerente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Débora Aparecida Vicente, deverão ser pelo menos 12 mil turistas por dia, nos próximos três dias. O parque tem capacidade para 15 mil pessoas/dia.

As operadoras de turismo garantem que com esse feriado de sucesso, está aberta, com “chave de ouro”, a alta temporada para o destino Thermas/Olímpia.

De acordo com a gerente da operadora Thermas Tour, Queli Fonseca Marcelino, “a procura foi intensa e vendemos tudo o que tínhamos a oferecer aos clientes para este 15 de novembro”. Serão 1,6 mil pessoas que virão pelo sistema chamado day-use, ou seja, para somente passarem o dia. “Em termos de hospedagem, também foi um sucesso”, comemora Queli Marcelino.

“Fechamos 430 apartamentos no Tuti Resort, lotamos a Pousada dos Ipês, além de outras hospedagens e casas de temporada. Sem dúvida, o melhor feriado do ano, e já estamos com muita procura para o final de ano e Carnaval”, relatou.

Já a diretora da Olímpia Turismo, Wanderlúcia Silva, disse que sua operadora teve um aumento expressivo na venda de ingressos. “Vendemos mil ingressos, e quanto à hospedagem, sem dúvida este é nosso melhor final de semana, apesar de que tivemos aumento considerável de vendas esse ano todo. Lógico que muito mais neste feriado. E é impressionante o número de pessoas que ainda estão procurando vaga para vir a Olímpia, e não tem mais, tudo já foi vendido”, informou.

Olímpia possui hoje, segundo levantamento da Secretaria de Turismo e Lazer, 7.895 leitos, distribuídos em 14 hotéis, 36 pousadas, dois resorts, quatro hotéis-fazenda e 171 casas de veraneio.

O diretor de Turismo de Olímpia, Paulo Duarte Ferreira, disse à reportagem do Planeta News, que o Centro de Referência ao Turista, localizado na praça Rui Barbosa, funcionará durante o feriado para auxiliar o turista. “Além de informação propriamente dita, nosso Centro de Referência oferece artesanato de olimpienses para o turista. A cidade está melhorando na recepção a eles, embora ainda tenha muito a ser feito. Mas, já melhoramos bastante”, enfatizou.

GASTRONOMIA COMEMORA
Segundo dados da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, a cidade possui 30 restaurantes, quatro churrascarias, 13 pizzarias, duas rotisserias, 17 padarias, cinco cafeterias, 18 lanchonetes, uma showcolateria, oito sorveterias, cinco bares noturnos, uma choperia.

A reportagem falou com José Roberto Silva, proprietário do restaurante especializado em comida árabe, Dat Badan, que relatou que a semana foi toda de preparativos. “Estamos desde o início da semana nos preparando com compras de mais matérias-prima e contratação de “freelancers”, tanto na cozinha como nos demais serviços. Normalmente oferecemos só o jantar, mas neste final de semana estaremos servindo no almoço também”.

Já o proprietário do restaurante Vila da Vó, Joel Christófolo, disse a reportagem que mantem estoque o ano todo, pois no seu entendimento, “não existe mais em Olímpia alta e baixa temporada e, sim, média e alta. Só não funcionamos às segundas-feiras, mas com a chegada da temporada alta abriremos todos os dias, e sempre com bastante movimento. Para esse final de semana, temos a expectativa de um aumento de 30% na procura. Já contratamos reforços para melhor atender”, observou.

COMBUSTÍVEIS
Outro setor que se prepara na expectativa de um aumento mais que expressivo nas vendas é o dos postos de gasolina. Segundo o proprietário do Auto Posto Cergal, José Roberto Galvão, o “Pelé Galvão”, a semana foi de trabalho para dobrar o estoque de combustível. “Dobramos a compra do normal de uma semana comum. Esperamos um aumento de 30% nas vendas já na sexta-feira, e de mais de 50% no domingo, quando o turista vai embora”, calcula.

Para viabilizar o atendimento da demanda, “Pelé” diz que preparou uma escala de trabalho com um aumento de 25% no número de funcionários. “No domingo trabalharemos com 100% dos nossos funcionários”, informa.

Comentários