Secretário revela otimista com as realizações para 2015

Mais de um milhão será investido em recuperação de vias

João Paulo Polliselli, que acumula as pastas de Governo e Captação de Recursos, declarou, em entrevista ao Planeta News, que apesar da crise financeira que assombra o País, está  otimista em relação  às ações da Prefeitura da Estancia Turística de Olímpia.

-“Os recursos financeiros, tanto do Estado como da União,  acredito que terão as liberações mais complicadas por conta dos cortes orçamentários em sede de governo. Vai ser mais difícil, em razão da crise financeira nacional conforme é do conhecimento geral. Além de estar escasso, o Governo ainda o torna os processos morosos.  Então, todo procedimento para obtenção de recursos se torna muito lento e inviável para os municípios. Basta verificar  o caso do Centro do Atendimento ao Turista. A demora foi de dois anos até a conclusão e viabilidade. Vamos trabalhar intensamente nos processos que já temos garantidos e que abrangem alguns recursos federais já pré-liberados e outros aguardando licitação, além de alguns que ainda dependem de aprovação  da Caixa Federal”.

Pitta esclarece,  ainda,  que alguns recursos serão destinados a obras relevantes há tempos aguardadas.

-“A Caixa já está analisando o recurso que resulta de trabalho desenvolvido pelo vereador Marcão Coca, destinado a obras ante enchente no bairro São Benedito que, acreditamos, serão executadas ainda este ano, além de dois campos de futebol com infraestrutura completa, que inclui pista de atletismo, banheiros e alojamentos na Vila Hípica e Distrito de Baguaçu. A obra na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santa Azul), será construída com recursos que resultam de trabalho desenvolvido pelo vereador, Beto Putini. A obra principal a ser retomada é a da ECA- Estação de Captação de Água, cuja verba tem origem no PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, cujo projeto prevê a captação de água no Rio Cachoeirinha. Tais recursos aguardam liberação na Caixa para nova licitação, já que tivemos problemas com a vencedora no processo anterior”.

Quanto aos recursos do Governo do Estado, o secretário demonstra mais otimismo.

-“Sinto que vão ser um pouco mais contidos, por que, com essa crise geral que estamos vivendo é preciso muito empenho e insistência, embora as verbas estaduais sejam mais rápidas para liberar e o processo anda. O Estado delibera e com os escritórios regionais a liberação é questão de pouco tempo. Já temos 600 mil reais para pavimentação. Há recursos para aquisição de equipamentos novos, veículos, mas tudo a conta gota. O governo também está cauteloso em certas questões. Lembramos que já estão em fase de compra os equipamentos agrícolas que o Dirceu Bertoco conseguiu junto á bancada do PR em Brasília e, que será usado na recuperação de toda a malha viária rural, empregando moto niveladora, pá carregadeira e um caminhão basculante”.

O secretário garantiu que ainda este ano o município terá o 100% do esgoto tratado.

- “Uma grande realização vai ser a entrega da obra de tratamento de esgoto, colocando a cidade em situação privilegiada ao atingir 100% de agua tratada 100% de esgoto coletado e tratado. A previsão de entrega é para setembro”.

Rodovias

Outro setor, que segundo Pita, terá atenção do Governo, envolve as rodovias que cercam o município.

-“Haverá outras grandes obras, estas do governo de São Paulo, de recuperação das rodovias no entorno da cidade. A SP 425, que é a Assis Chateaubriand,  e a SP 322  (Armando de Salles Oliveira), entre Olímpia/Guapiaçu, Olímpia/Barretos e Olímpia/Bebedouro estão com obras a pleno vapor. Nos próximos dias poderemos ter novidades em relação a obras no trecho  Olímpia/ Icém”.

Educação

Para o setor da educação, Polisello declarou:

-“Logo será iniciada a construção da creche no  Jardim Morada Verde, que é a creche Dona Benta; reformas na EMEI  Thiago Santana,  no Santa F, e construção da creche Pedrinho, no campo do Olimpinha. Esperamos a liberação de recurso já alocado, para a construção da creche do Jardim Maranata que é uma obra federal”.

Saúde

-“Na área da saúde, além de melhoria significativa que está em andamento na UPA, agora a Prefeitura, com apoio da Secretaria Estadual da Saúde. fez a reforma da UBS do bairro São José, que vai abrigar a estratégia da saúde da família naquele bairro. A pedido do vereador Marcelo da Branca, os bairros Cohab 1 e 2,  receberão o mesmo  Programa. Serão adquiridas mais ambulâncias também”.

Promoção Social

Poliselli lembrou, ainda, que na Promoção Social algumas obras já estão sendo entregues.

-“Essa semana mesmo vai ser inaugurado o Centro de Múltiplo Uso de Baguaçu, um local que vai atender a 3° idade e ao CRAS em um mesmo espaço”.

Segurança pública

Segundo o secretário, a prefeitura está fazendo a troca de lâmpadas para a melhor qualidade de iluminação em diversos pontos da cidade.

 - “Já fizemos a maior obra de troca de lâmpadas da historia. Trocamos as lâmpadas de todas as avenidas, colocando as brancas que dão maior visibilidade, iluminamos a Constitucionalista e, agora estaremos implantando a iluminação de LED na Avenida Aurora Forti Neves E estaremos implantando a iluminação em áreas escuras da cidade. Investimos em atividade delegada, que é um valor pago ao policial militar para trabalhar para a prefeitura, com recurso do município e com fardamento, viatura e combustível do Estado”.

Pavimentação

O secretário concluiu: 

  - “Serão investidos neste ano, 1milhão e 200mil em pavimentação asfáltica e recape, inclusive já  passou pela Câmara, e ela aprovou, um financiamento junto ao programa “Desenvolve São Paulo”, que é uma agencia de fomento paulista que promove  financiamento bem diferenciado, com juros baixos. Na próxima semana  será iniciado o processo licitatório, e , logo, começarão os trabalhos em diversos pontos da cidade”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários