Secretaria de Turismo caminha para uma ‘nova fase’

Das metas estipuladas para 2015, 70% foram concluídas; expectativa é de que, até o fim do ano, todas elas sejam executadas

Com pouco mais de seis meses de existência e sob o comando do secretário Beto Puttini (vereador licenciado), a Secretaria Municipal de Turismo da Estância Turística de Olímpia caminha para “uma nova fase”, na sua avaliação. Desde que se tornou uma Secretaria, a Pasta do Turismo busca conquistar cada vez mais avanços que reforcem o título de Estância Turística recebido por Olímpia no ano passado.

 

Para isso, a Secretaria trabalha com metas, que organizam e aperfeiçoam o trabalho a ser desenvolvido. Entre as metas estipuladas para 2015, 70% já foram concluídas e a expectativa é de que, até o fim do ano, toda a previsão seja executada. Ao todo, são 16 metas de curto, médio e longo prazos que foram pensadas pelo secretário Beto Puttini e sua equipe, para viabilizar o trabalho turístico na Estância.

Entre os projetos que foram finalizados estão a formalização do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – composto por membros da sociedade civil, com poder deliberativo, que discutem ações de engajamento para o desenvolvimento do turismo local; a apresentação ao prefeito de um estudo desenvolvido pelo secretário sobre a viabilidade e implantação de um calçadão no centro de Olímpia e a construção de quiosques nos bolsões da Praça Rui Barbosa com o intuito de fortalecer o comércio central; o acompanhamento das obras de revitalização e canalização da Avenida Aurora Forti Neves e o recapeamento das principais ruas e avenidas da cidade, que proporcionarão melhorias nas vias de acesso.

“A reforma da principal avenida da cidade era necessária. Foi montado um projeto para deixá-la mais bonita e torná-la mais uma opção de lazer para o morador e o turista”, ressalta Beto Puttini.

Além disso, 95% do aprimoramento da sinalização turística já foi efetuado. Placas de sinalização estão sendo instaladas nos principais atrativos da cidade para orientar e informar visitantes e moradores. Locais como o Museu, a Casa da Cultura e Igrejas, por exemplo, estão equipados com placas que contam a história desses prédios, etc.

E muitos outros planos estão em andamento como o Inventário Turístico Regional. Com mais da metade do levantamento já realizado, o projeto reunirá os atrativos turísticos da região, num raio de 100 quilômetros, estabelecendo um roteiro turístico e ampliando as opções de cultura e lazer. Instalação de rede wifi gratuita na Praça Rui Barbosa e, futuramente, em outros pontos públicos e turísticos da cidade também, estão entre os planos de médio prazo.

“Temos também um projeto elaborado para a construção de um Centro Gastronômico, Turístico e Cultural na área em desuso na Avenida dos Olimpienses, no trecho entre a Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferraz e Davi de Oliveira, na região da UPA. Será mais uma opção turística em um ambiente para comércio, cultura e lazer”, destaca o secretário.

Puttini pretende também concluir a meta relacionada à educação turística, “com o objetivo de fortalecer o turismo local e preparar Olímpia e seus moradores para o avanço do setor”. Pretende, para tanto, incorporar disciplinas relacionadas ao turismo na grade curricular da rede municipal de Ensino, “possibilitando aos alunos o aprendizado de conceitos sobre turismo, gestão e empreendedorismo”.

O CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praça da Matriz, e o CIT – trailer itinerante do Centro de Informações ao Turista – disponibilizam informações, mapas e guias sobre o turismo e os serviços oferecidos em Olímpia como restaurantes e atrativos turísticos, além de realizar a venda de souvenires feitos por artesãos olimpienses como lembranças da cidade. O setor de atendimento da Secretaria efetua também pesquisas junto aos meios de hospedagens e turistas para levantar dados sobre a taxa de ocupação e visitação bem como o perfil dos visitantes.

No tocante à tecnologia, entre as metas estabelecidas foram criados novos meios de comunicação com o selo “Turismo Olímpia”, presente no Facebook, no Flickr e no Wordpress (blog), canais pelos quais o visitante ou o morador pode tirar dúvidas, interagir e se informar sobre as principais novidades do turismo em Olímpia.

E em breve, a Secretaria de Turismo terá sua própria sede, que funcionará na Avenida Brasil, 155, em um prédio que pertence à Prefeitura, com ambiente amplo e destinado ao trabalho de fortalecimento do turismo.

“Estamos empenhados em transformar Olímpia em uma Estância referência e caminhamos para que a cidade incorpore o turismo como algo promissor e sinta os efeitos positivos dessa mudança. Hoje, cerca de 30% da população depende diretamente do setor. Tudo isso também graças ao empenho do prefeito Geninho, que não mediu esforços para que Olímpia se tornasse Estância Turística e vem investindo constantemente nas melhorias da cidade”, conclui Puttini.

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