Provedora renuncia e Hilário Ruiz nega que assumirá o cargo

A renúncia de Luzia Contim pegou a todos de surpresa na terça-feira, uma vez que após ser humilhada em público pelo prefeito Cunha, ela havia divulgado balanço financeiro positivo

Ex-provedora Luzia Cristina Contim

O ex-vereador, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, negou com veemência que tem pretensões ou que esteja negociando com o prefeito Fernando Cunha (Sem partido), ocupar o cargo de provedor da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, deixado na terça-feira passada, 26, por Luzia Cristina Contim. A decisão da provedora pegou a todos de surpresa, uma vez que, após ser humilhada publicamente pelo prefeito, divulgou balanços supostamente positivos do hospital, que apontavam ter ela tirado a instituição do vermelho histórico.

“Não existe essa possibilidade, estamos empenhados através da indicação (sugestão) do secretário Marcos (Pagliuco, da Saúde) em ajudar a cidade através da Secretaria da Saúde, usando sempre da boa fé em busca de melhorias”, disse Hilário Ruiz à reportagem do Planeta News, na noite de quarta-feira. Perguntado se o jornal poderia publicar esta declaração com segurança, ele foi enfático: “Sim”.

Luzia Contin exonerou-se do cargo, aliás, sem dar a oportunidade de se saber se os números demonstrados nos gráficos divulgados eram de fato verdadeiros ou não, uma vez que surgiram dúvidas, pouco depois de sua divulgação, se se tratava de um documento verdadeiro, de uma contabilidade sem “maquiagens”.

Sua exoneração ocorreu cinco dias antes da Assembleia Ordinária convocada por ela mesma para amanhã, dia 30, com os sócios efetivos, cuja ordem do dia constava de votação de parecer do Conselho Fiscal referente exatamente às contas do exercício de 2018 e Relatório de Atividades da Gestão também do ano passado. Contim deixou apenas um bilhete onde parafraseia um poeta não identificado nos meios formais de pesquisa, aos funcionários do hospital, afixando-o no mural, com o seguinte teor:

“Aos colaboradores da Santa Casa. Diz o poeta que estamos de passagem e não de passeio. Interrompo a minha passagem pela Santa Casa. Espero que todos compreendam minha renúncia. Meus sentimentos são de muita alegria pela contribuição e apoio que me deram neste período. Acredito que unimos esforços e fizemos muito pela nossa Santa Casa. Continuarei acreditando que todos que passam por aqui, nunca mais serão os mesmos. Meu alento será pensar que sempre haverá pessoas dedicadas e solícitas para dar continuidade ao trabalho realizado por esta instituição quase secular. Muito obrigada. Luzia Contim. Olímpia, 26 de março de 2019”.

Por hora, o vice-provedor, Luiz Alberto Zacarelli, assume o gerenciamento do hospital. Pode se tornar efetivo ou outro nome ocupará a função de Luzia Contim.

Comentários