Projeto Poetas da Escola

Projeto Poetas da Escola abordou sentimento dos alunos por Olímpia

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Olímpia concluiu a 3ª edição do projeto Poetas da Escola, desenvolvido com os alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de estimular a criação de poemas com o tema “O Lugar Onde Vivo”. Durante o mês de novembro, as escolas realizaram leituras para apresentar os resultados do projeto e expor as poesias.

 

 

O Poetas da Escola é realizado desde 2013 e está inserido na diretriz para o Ensino Fundamental, sendo desenvolvido pelos professores durante o ano letivo inteiro. A Coordenadora de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Pagliarini, explica que o projeto objetiva incentivar os alunos a desenvolver o gosto pela leitura e escrita, despertando a sensibilidade no lugar onde habitam, com uma visão poética e valorizando a identidade do município.

 

 

A metodologia do projeto é fundamentada na Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo as 15 oficinas adaptadas para os alunos do 4º ano. “Os alunos escrevem o primeiro poema com aquilo que eles sabem a respeito de poema e poesia, então o professor analisa o que é preciso trabalhar para que eles compreendam esse gênero textual. Nas oficinas desenvolvidas eles aprendem o que é verso, o que é rima, os tipos de rimas, os tipos de poemas, as figuras de sentido, que são as metáforas, versos soltos, versos rimados”, detalha a professora.

 

 

“Tudo isso é trabalhado, o vocabulário deles também é ampliado, porque procuraram o significado das palavras, procuram rimas que combinam, que deem sentido.  A questão do ritmo também é trabalhada, a métrica de uma forma simples porque eles são crianças, mas é trabalhado dando um começo para que possa ser um poema. Os alunos conhecem os grandes escritores”, complementa a Coordenadora.

 

 

A escolha do tema “O Lugar Onde Vivo” tem como intuito instigar as crianças a pesquisarem sobre os lugares que há em Olímpia, não apenas o Thermas, o Recinto do Folclore e o Museu. Mas também a conhecer a história do seu bairro, da escola e dos distritos. Nas culminâncias realizadas, os alunos do 4º ano apresentavam para toda a escola os poemas produzidos durante as oficinas, compartilhando o aprendizado com os demais.

 

 

Confira a poesia da aluna Hellauane Aparecida Mota, do 4º ano B da EMEB Maurício César Alves Pereira, que retratou o sentimento dela por Olímpia.

Comentários