Prefeitura fiscalizará e aprovará obras via internet

‘O trâmite, as fases do processo, geração de taxa, emissão de habite-se, de alvará de obra, tudo isso será feito via web’, diz Cleber Cizoto

As rotinas e processos dos setores de Obras e Engenharia, de Fiscalização de Obras e Posturas, assim como a apreciação dos projetos e construção, terão um novo modelo de gestão a ser implantado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia. Estes processos serão totalmente eletrônico e via web. “Todo projeto de construção, ampliação e reforma será 100% web, ou seja, o profissional de engenharia, o arquiteto, acessará o Portal da Prefeitura e, por meio de um formulário específico, preencherá todos os dados do projeto dele”, explica Cléber José Cizoto, secretário de Finanças.

O memorial descritivo do projeto, a planta do Autocad (programa utilizado para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para a criação de modelos tridimensionais), detalhes da obra e da reforma serão disponibilizados na rede para serem atendidos pela Secretaria de Obras, que fará a análise eletrônica de todo o processo. “O trâmite, as fases do processo, geração de taxa, emissão de habite-se, de alvará de obra, tudo isso será feito via web, o que dará uma agilidade maior neste processo, maior transparência, facilitando muito a vida dos engenheiros e dos arquitetos”, aponta o secretário.

“É um processo integrado, pioneiro no Brasil, não existe nada parecido, apenas algumas iniciativas, mas Olímpia sai na frente. A nossa projeção é que dentro de um ou dois meses o sistema esteja operando 100% no município”, estima Cizoto.

Os setores de Fiscalização de Obras e de Posturas também utilizarão deste sistema em suas rotinas de fiscalização. “Será comum ver nas ruas os fiscais municipais trabalhando com um tablet e uma impressora térmica portátil. Então, todas as notificações, todas as ocorrências serão relatadas em tempo real, gerando um ganho na produção e no tempo”, explica afirma o secretário.

Segundo o secretário, é um processo complexo, porém em alguns meses o Código de Posturas do município deverá ser enviado à Câmara, abrindo uma discussão com Câmara e com a sociedade. “Tão logo este Código de Posturas esteja implantado no município, nós começaremos também com a Fiscalização de Postura de forma informatizada, integrada. Eu acredito que os resultados para a população serão muito bons”, observou Cléber Cizoto.

O Secretário ainda ressalta que “os fiscais sendo treinados no sistema informatizado - desenvolvido sob medida para a prefeitura de Olímpia -, irão cuidar das mais variadas infrações de Postura, ocorrências previstas no nosso Código, por este Sistema”.

Comentários