PM alerta quanto a furtos em pousadas e roubo de celulares

A recomendação é basicamente um reforço na estrutura física do local de quem tem residência de temporada; não usar celular em locais desertos

 

 

O comandante do Pelotão da Polícia Militar de Olímpia, 1º tenente Marlon de Assis Magro, fez recentemente um alerta a proprietários de casas de temporada e pousadas para que aumentem a segurança desses locais, bem como aos turistas usuários que sejam mais precavidos com seus pertences. De acordo com o comandante, “vem ocorrendo alguns delitos de furto, principalmente em casas de temporada enquanto os turistas estão no clube, passeando e se ausentaram do local”. Ele observou, no entanto, que a PM está traçando esquemas visando combater este tipo de delito.

 

 

“Estamos traçando um esquema de forma a tentar combater este tipo de delito, esperamos que tenha um resultado o mais rápido possível, com a diminuição (da prática). Sempre são identificadas as pessoas que cometem estes tipos de crime e com a ajuda da investigação da Policia Civil espero que saia um resultado bom, que não se ocorra mais esta forma de delito”, relatou Marlon Assis.

 

 

De acordo com o comandante, “a recomendação é basicamente um reforço na estrutura física do local de quem tem residência de temporada, que ela (segurança) seja aumentada, com muros mais altos, cerca elétrica, alarme, que a pessoa possa ter um monitoramento se caso alguém invadir, quebrar um alarme ou arrombar o local. É o mais prático”, assinala.

 

 

Mas, os vizinhos também podem ter papel fundamental nesta questão. “Os vizinhos que possivelmente conheçam aquela residência de temporada, quando conseguirem ver alguma coisa diferente, podem acionar a Policia Militar, que a viatura, de imediato, vai prestar o atendimento e verificar o que está acontecendo. Qualquer coisa que for vista por vizinhos, nós orientamos que seja feito o acionamento da viatura”, pede o comandante.

 

 

“Se puder por um vigia é até melhor”, reforça, se o proprietário puder arcar com os custos.  “Mas, basicamente, se todo mundo se ajudar, a população usar o 190, denunciar, a gente consegue melhorar bastante a segurança da cidade. A gente precisa da informação, a policia militar não consegue trabalhar sem informação e o povo, as pessoas de bem, estão aí ‘gritando’ por segurança. E nós estamos aqui para prestar segurança, mas precisamos da ajuda delas (pessoas de bem)”, orientou.

 

 

DENUNCIAR AJUDA MUITO
O comandante Marlon lembra que nos últimos tempos, a população tem colaborado muito com a Polícia Militar. “Exatamente, se não fosse com a ajuda da população o trabalho não conseguiria ter este resultado positivo que eu já demonstrei aqui (no tocante à apreensão de drogas, basicamente, ver números na edição do dia 30 de abril). É importante mesmo que confiem no trabalho da polícia, que denunciem. Às vezes o resultado demora um pouco. É que nós tentamos várias vezes para dar certo uma. Não é na primeira vez que dá certo. Mas, quando a gente vê ou alguém fica sabendo que a polícia conseguiu prender alguém naquele local que denunciaram, pode ter certeza que nós fomos várias vezes lá e não havia dado certo (o flagrante)”, narrou o comandante.

 

 

CELULARES, OUTRO PROBLEMA
Quanto aos furtos de celulares, que vêm crescendo em Olímpia, Marlon Magro diz que “é uma demanda nova que já vem de outras cidades. Os cidadãos vêm utilizando celulares na rua, nas vias públicas, acabam por se distrair e pessoas se aproximam e anunciam ali um roubo ou até furtam pegando os celulares e saindo correndo”.

 

 

“Desta forma, qual é o trabalho adequado para se evitar? A prevenção é o melhor remédio. O cidadão tem que entender que nem todo local é adequado para ele ficar utilizando o celular, que ele perde a atenção e por vezes acaba deixando de perceber o que acontece ao seu redor, onde é dada a oportunidade para o criminoso”, orienta.

 

 

“O que eu aconselho: não utilize o celular em via pública, quando você estiver sozinho, quando ela (rua) estiver deserta. Sempre observe ao seu redor, entre em um estabelecimento comercial para utilizar o celular, que vai prender mais sua atenção. Se for simplesmente uma ligação que você estiver atendendo é mais tranquilo, você pode fazer, mas evitar expor e mostrar para todo mundo o celular que você tem, principalmente se for um celular mais caro, que chame a atenção destes criminosos”.

 

 

“Agindo desta forma o cidadão vai ajudar que não ocorram estes crimes, vai ter uma segurança maior e inibir a ação de um bandido, que vai esperar a oportunidade para te roubar”, complementa.

Comentários