Palestras são realizadas pela vereadora Cristina Reale

Durante todo o mês de outubro o Brasil e o mundo se vestem de rosa. É a campanha Outubro Rosa que visa conscientizar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama. Em Olímpia foi criada no dia 23 de outubro de 2013, a Lei Municipal número 3.744, de autoria da vereadora Cristina Reale, que institui no município o mês do “Outubro Rosa”.

Diversas ações estão sendo realizadas neste mês de outubro para conscientizar sobre a importância de realizar a mamografia, o raio-X da mama. Palestras de conscientização e distribuição de laços cor de rosa foram realizadas em vários locais para conscientizar as mulheres para a prevenção ao câncer de mama. Igrejas evangélicas, comunidades católicas, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Câmara Municipal de Olímpia, Tiro de Guerra e grupos de famílias receberam as orientações da vereadora Cristina Reale sobre como fazer o autoexame, e qual a importância do diagnóstico precoce, pois ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipo de câncer. A mamografia é o único método eficaz e capaz de reduzir a mortalidade de mulheres por câncer de mama.

Os laços cor de rosa, símbolo da campanha do Outubro Rosa, foram distribuídos em todas as ações, incluindo empresas como Condumax, Incesa, 9ª Caminhada em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, grupos de Assistentes Sociais de Olímpia e Câmara da Estância Turística de Olímpia.

A vereadora Cristina Reale também participou da 9ª Semana Missionária da Paróquia de São José, onde realizou palestras de prevenção nas comunidades: São José, Guadalupe, Santo Antônio e São Benedito do Turvo.

“Esse mês é importante para intensificar a conscientização de todas as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Há vários tipos de câncer de mama e 95% dos casos tem cura, se detectado precocemente. Por isso é importante falar sobre esse assunto, e buscar e orientar as mulheres que a partir dos 40 anos ainda não realizaram a mamografia. Dessa maneira estaremos contribuindo com a redução dos índices de mulheres com câncer”, disse a vereadora.

Comentários