Olímpia terá Festival Nacional de Teatro em outubro

A atividade cultural mobilizará seis grupos teatrais preocupados com a expressão da arte

 

 

Olímpia vai sediar um Festival Nacional de Teatro no próximo mês de outubro. A realização do evento, que está sendo preparado para o período de 9 e 13, na Casa de Cultura “Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso”, tornou-se possível com a participação da empresa Perene Projetos, Comunicação e Eventos, que obteve sucesso na aprovação do projeto cultural, inscrito no Ministério da Cultura (Lei Rouanet) para a Associação Cultural “Frutos da Terra”, de Olímpia.

A Perene é formada por três sócios - Paulo Roberto Staudt, Vanessa Birk e Débora Krauspenhar -, que até o ano passado atuavam na prefeitura de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, junto à coordenação do Festival Internacional de Folclore, que vinha recebendo há três anos, o Grupo “Frutos da Terra”.

Foi neste evento que ambas as partes se conheceram. Além disso, os sócios são membros da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular-OIFAP onde atuam na comissão de projetos. Davi Mendes, integrante do grupo “Frutos da Terra”, também é membro e, a partir de várias conversas, montou-se o referido projeto, conforme explicou Vanessa Birk.

A atividade cultural mobilizará seis grupos teatrais preocupados com a expressão desta arte, realizando cada qual uma apresentação diária, além da participação em oficinas. “O fato de congregar diversos grupos teatrais, oferecendo, cada qual, uma riqueza cultural ímpar à comunidade local e aos visitantes, é uma prova concreta da importância do 1º Festival Nacional de Teatro, com o objetivo máximo de transmitir a arte popular e proporcionar qualificação e valorização dos grupos participantes”, complementou Birk.

Ela ressaltou que o Festival Nacional de Teatro de Olímpia enfatizará a importância das manifestações folclóricas no segmento teatral, entendendo, assim, que o folclore é feito pelo povo e deve ser levado ao povo de uma forma totalmente acessível e democrática.

Ainda segundo Vanessa Birk, o evento foi elaborado pela Associação Cultural Frutos da Terra e o projeto cultural foi inscrito pela Perene na Lei Rouanet. A coordenação do evento será da Associação.

“O Festival tem o intuito de criar um público para as manifestações teatrais, além de somar mais atividades culturais para nossa cidade, que já tem uma grande tradição cultural. O evento visa propagar as artes cênicas de forma gratuita e em várias partes da cidade e nos distritos”, disse Davi Mendes, idealizador da Associação “Frutos da Terra”. O acesso será gratuito.

 

Comentários