Olímpia recebe certificado de Município Verde Azul

No dia 21 de junho passado, na Sala de Reuniões do CONSEMA, na Secretaria do Meio Ambiente/CETESB, em São Paulo, a Estância Turística de Olímpia foi certificada pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA) após avaliação de recurso apresentado pelo município. A interlocutora Ana Lúcia Lopes Volfe e a suplente Camila Valente Furquim Vicente, receberam o prêmio e o certificado, entregues pela secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

 

 

O PMVA surgiu em 2007 por intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o slogan “Pensar globalmente, agir localmente”. O município de Olímpia fez a adesão ao Programa Ambiental Estratégico Município VerdeAzul no ano de 2009, no primeiro mandato do prefeito Geninho Zuliani.

 

 

No ranking 2015, o município atingiu a posição 103 dentre 616 municípios participantes, com a pontuação 80,78, sendo certificado no dia 21 de junho de 2016. Dentro da UGRHI-Turvo Grande, o município de Olímpia atingiu a 16ª posição de 64 municípios participantes. Considerando municípios com população entre 50 mil a 100 mil habitantes, o município atingiu a 16ª posição entre 49 municípios participantes do PMVA.

 

 

Foi um trabalho de sete anos desenvolvido pelos técnicos da Divisão de Meio Ambiente através da compilação dos dados fornecidos por todas as secretarias municipais que, de alguma forma, tratam de questões ambientais, com o objetivo de diagnosticar e orientar os trabalhos em consonância com as 10 diretivas do Programa Município VerdeAzul (Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Arborização Urbana, Biodiversidade, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Conselho Ambiental e Estrutura Ambiental).

 

 

De acordo com a Interlocutora do PMVA, Ana Lúcia Lopes Volfe, assessora de Meio Ambiente da DAEMO Ambiental, a premiação é o reconhecimento do esforço do município em trilhar este caminho e seguir com o propósito do programa. “Há muito o que se fazer, mas o caminho está trilhado e o esforço reconhecido”, afirmou.

 

 

Pelo reconhecimento de todos esses esforços o município foi convidado pela Coordenação Estadual do PMVA, a sediar a reunião do “Tira-dúvidas”, no dia 19 de julho, da qual participarão todos os municípios da região.

 

 

 

 

Comentários