Olímpia prepara Hospital de Campanha com quase 50 leitos para pacientes com a Covid-19

Preparando o município para um possível surto da Covid-19 (Coronavírus), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com a iniciativa privada, está montando um Hospital de Campanha.

A estrutura vem sendo adequada na Pousada Villa das Flores, onde funcionava a antiga Faculdade Ernesto Riscali. O imóvel foi cedido ao município sem custos e está recebendo todos os equipamentos necessários para a internação de pacientes infectados que apresentarem sintomas mais leves.

O local, que será ativado temporariamente em caso de necessidade, contará com cerca de 50 leitos destinados ao atendimento do SUS. Os quartos estão equipados com camas, televisores, ar-condicionado, frigobar, banheiro e o prédio também conta com ampla acessibilidade.

Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o prefeito Fernando Cunha visitou o futuro Hospital de Campanha, acompanhado do provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, do secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, e dos proprietários da pousada, Tina e Aluíso Riscali. A montagem também conta com o apoio e supervisão do vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, que é médico e diretor técnico da Santa Casa e tem estado na linha de frente das ações de enfrentamento da pandemia no município.

A intenção é que a estrutura seja uma extensão da Santa Casa de Misericórdia, que, recentemente, foi ampliada e preparada para atender pacientes leves e também quadros mais graves da Covid-19. No hospital, foram montados 2 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 leitos de enfermaria, com aumento de 25% da capacidade.

As ações para preparação da estrutura de Saúde do município é resultado de um trabalho em conjunto da Prefeitura, com a Santa Casa e parceiros. Além da ampliação de atendimento do sistema público, o município também tem atuado fortemente na aquisição de cestas básicas e equipamentos de segurança, além de ações solidárias para arrecadação de alimentos, produtos básicos de higiene e outras doações, que contam com amplo apoio da comunidade.

“Temos uma situação controlada em Olímpia e esperamos continuar assim, com baixa contaminação. Mas se viermos a precisar, hoje, temos 100 leitos na Santa Casa e mais 50 aqui, preparando o atendimento para nossa população. Este é mais um exemplo da união de esforços e da solidariedade que temos vivido aqui em Olímpia. Agradeço a cada um que tem colaborado a seu modo, seja com doações, respeitando as condições de isolamento, atuando nos serviços de saúde. Este é um momento de solidariedade e amor ao próximo e acredito que o povo olimpiense também é grato”, declarou o prefeito.

 

Comentários