Olímpia Convention divulga pesquisa sobre perfil turístico

A grande maioria dos turistas reside na capital (31%) e na Grande São Paulo (18,7%); do interior paulista recebemos 32,6%

 

Desde junho de 2014, o Olímpia Convention & Visitors Bureau vem realizando pesquisa visando apurar qual é o perfil do turista que vem a Olímpia. O trabalho é necessário para que os gestores da atividade turística tenham informações a respeito da origem deles, sua faixa etária, sexo, escolaridade, meios de hospedagem que utiliza, tempo de permanência, hábitos de compra, hábitos de lazer, etc.

 

Outro item muito importante neste tipo de pesquisa é a avaliação pelo turista dos serviços e equipamentos turísticos que ele utilizou durante a sua permanência no local. Estas informações são fundamentais para a elaboração de estratégias de marketing e de melhorias nos serviços e equipamentos turísticos locais, na estratégia de melhorar a competitividade do destino frente a concorrentes (outros destinos turísticos), sejam regionais ou nacionais.

 

Em abril de 2015 foi elaborado o primeiro relatório com os dados coletados no período de junho de 2014 a março de 2015. Por ele se sabe que a grande maioria dos turistas reside na cidade de São Paulo (31%) e os que moram nas cidades da Grande São Paulo representam 18,7%. Ou seja, 49,7%, quase a metade dos turistas, se deslocam cerca de 450 quilômetros para conhecer Olímpia.

 

Do interior de São Paulo a cidade recebe 32,6%, vindos de uma enorme variedade de cidades. Até pessoas do litoral vêm nos visitar, representando 3,3% dos pesquisados. Minas Gerais, Paraná e outros estados totalizam 12,7%, mostrando que ainda temos muitas regiões do país a serem trabalhadas na divulgação da Estância, sem falar nos países latino-americanos.

 

A grande maioria soube da nossa existência por meio de amigos ou familiares (o assim chamado boca-a-boca). Por isso, ele precisa ficar sempre satisfeito com a cidade e com os serviços e produtos que ele consumir aqui. Outros 27,7% também declararam que souberam de Olímpia por meio da internet. O site do Olímpia C&VB fornece informações da cidade e das empresas associadas, além de um calendário de eventos, podendo ser acessado de qualquer plataforma (celular, notebook, tablet, computador).

 

Do total de entrevistados, a maioria são mulheres (49,3%) e os homens representam 38% (índice de 12,3% que não responderam a esta questão). A grande maioria dos turistas é casada (61,6%), seguida dos solteiros (15,8%), separados (4,3%), viúvos e outros (4,2%), sendo que 13,1% não responderam.

 

Com relação à idade, a concentração está na faixa de 36 a 50 anos (38,8%), sendo 23% na faixa de 26 a 35 anos. Ainda recebemos poucos turistas abaixo de 25 anos (12,7%) ou acima de 65 anos, a chamada Melhor Idade, hoje representada por 2,7% dos turistas.

 

Outro dado que chama bastante atenção é o grau de escolaridade do turista, pois 35,7% têm Ensino Superior e 24,6% são pós-graduados. Isto mostra que são pessoas com um nível maior de informação e que podem ser mais exigentes com relação à qualidade dos serviços e produtos oferecidos, podem ser mais críticos. A grande maioria (92%) diz que seu motivo para vir para Olímpia foi fazer Turismo, sendo o Thermas dos Laranjais o grande atrativo, o que os moveu para vir até aqui (96,3%). Foram preenchidos 487 questionários, sob coordenação da Gerência Executiva do Olímpia Convention & Visitors Bureau.

 

 

Comentários