Museu particular terá parte do acervo disponibilizado na net

A reportagem do Planeta News visitou essa semana o Museu Particular do advogado, Mário Montini, instalado no anexo da Imobiliária Alpha, na Rua Américo Brasiliense. Segundo Montini, tudo começou há mais de vinte anos, porém, o interesse sobre a nossa cultura originou-se com o início de uma coleção de selos (filatelia); depois dedicou-se à coleção de moedas e cédulas (numismática);  posteriormente, foram se juntando pequenos objetos, como ferramentas antigas, utensílios domésticos antigos, máquinas e objetos usados em outros tempos, enriquecendo o museu particular.

 

 

Do acervo, constam objetos de diversas famílias e empresas tradicionais, bem como um acervo de mais de dez mil fotos, documentos e  livros antigos, além de curiosidades do mundo contemporâneo.

 

 

São diversas as publicações sobre folclore e livros de escritores olimpienses, sendo que tudo está no original como forma de preservar a realidade de um tempo.

 

 

É possível visitar o pequeno Museu, agendando com o Mário Montini.

 

 

Ele acredita que Olímpia precisa criar uma memória das famílias tradicionais, preocupação já manifestada por outros interessados, a fim de que todo o acervo fotográfico e documental seja disponibilizado gratuitamente na internet, além de pretender criar um museu de profissões, para o qual  já dispõe de diversos objetos.

 

 

No pequeno Museu é fácil o acesso a moedas, cédulas, selos, cartões, com os quais o Mário Montini pretende fornecer subsídios aos jovens que pretendem iniciar-se na magia das coleções.

 

 

Embora a forma simples das peças, sem o interesse financeiro ou preocupação de manter objetos de valor econômico, quase todos os objetos têm uma história relacionada a cidadãos e empresas olimpienses, o que de certa forma preserva a memória de uma época.

 

 

Montini diz ainda que muitas fotos e documentos antigos já estão disponibilizados no site MIMO- Memorial Interativo Virtual de Olímpia,  lançado no dia 09 de agosto, na abertura do 50º Festival de Folclore, com o principal objetivo de preservar e difundir a história da cidade de Olímpia.

 

 

O Memorial está disponível no site www.mimo.com.br e sua estrutura inicial aborda temas como História, Urbanização, Vida Social, Folclore, Economia, Vida Escolar e Vida Esportiva, mostrados através de fotos e, futuramente, documentos, vídeos e outras mídias. Através do site, a comunidade poderá interagir enviando material e inserindo informações complementares no material publicado.

 

 

 

 

Comentários