Inventário Gastronômico aponta 164 casas do gênero


Trabalho apurou que a quantidade de restaurantes e lanchonetes é predominante em Olímpia

A Secretaria Municipal de Turismo, focada no setor gastronômico de Olímpia realizou no ano passado, um levantamento das empresas que oferecem serviços do gênero com seus respectivos horários de atendimento. Dentre outras coisas, fica-se sabendo que a quantidade de restaurantes e lanchonetes no município é em quantidade predominante. Além disso, somando as opções noturna e integral encontra-se uma quantidade significativa de 63% para opções gastronômicas no período noturno.

No total são 164 estabelecimentos que trabalham com alimentação, sendo 44 restaurantes, 4 churrascarias, 9 pizzarias, 5 bares noturnos, 6 cafeterias, 4 Lojas de conveniência, 4 comércios diferenciados, 45 lanchonetes, 8 padarias, uma chocolateria, 12 sorveterias, 3 pesqueiros e 19 Mercados.

Apurou-se, ainda, que existe uma necessidade significativa de mais opções de estabelecimentos que servem comida aos turistas principalmente em datas festivas, como Natal e Ano Novo, quando 99,9% deles ficam fechados. No Natal passado, por exemplo, somente um restaurante na cidade inteira atendia a procura por comida. No Ano Novo, outros dois somente abriram. À noite, no Natal, foram três estabelecimentos abertos somente.

Mediante esta situação a Secretaria de Turismo entrará em contato com os comerciantes e colocando-se à disposição para orientar sobre eventual mudança do horário de funcionamento dos estabelecimentos que queiram. Existem ainda vários serviços a serem adaptados a esta nova realidade. Exemplo é o caso das farmácias que trabalham até às 22 horas. No momento há necessidade de farmácias 24 horas.

“Este trabalho de levantamento, estudo de melhorias e ações para tal finalidade deverá se intensificar. Para tanto iremos buscar parcerias com a ACIO e o Sebrae, trazendo desta forma uma conscientização junto aos comerciantes, sobre novo momento vivido por Olímpia, que se deve ao turismo cada vez mais crescente”, disse o secretário de Turismo, Beto Puttini.

Veja o gráfico mostrando em detalhes o comportamento do setor na cidade.

 

Comentários