Inaugurada Nova Secretaria de Turismo

A inauguração, sexta-feira passada, dia 16, das novas, amplas e confortáveis instalações próprias da Secretaria Municipal de Turismo, na Avenida Brasil, 155, vem ratificar o compromisso da Estância Turística de Olímpia com o movimento proporcionado pelo Clube Thermas dos Laranjais, em volume que pode duplicar com os novos empreendimentos que estão surgindo na cidade, no âmbito do turismo de lazer.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena, que na ocasião representava também o Governador do Estado, Geraldo Alckmin.

“É uma honra chegar a Olímpia e ver o canteiro de obras em que se transformou essa cidade. Para todos os lados que olho, para o sul ou para o norte, leste ou oeste, há uma obra sendo construída. O turismo é uma atividade econômica transversal que movimenta até 56 setores da economia ao mesmo tempo, e nós vemos isso exatamente aqui, que o Turismo pode ser uma referência para o Brasil”, exaltou Roberto de Lucena ao discursar.

O Prefeito Geninho Zuliani, Secretários Betto Puttini, Sandra Lima, Eliana Bertoncelo Monteiro, Edilson César De Nadai, Raquel Crepaldi Righeti, Amaury Hernandes, Antonio Jorge Motta e Fernando Velho estavam presentes ao ato, e os vereadores Luiz Antonio Moreira Salata, presidente da Câmara; Luiz do Ovo, Cristina Reale, Marcão Coca, Hilário Ruiz e Leonardo Simões, também prestigiaram o evento, além de dezenas de cidadãos e funcionários.

“Nós, olimpienses, agradecemos a cada dia pela bênção que Deus nos deu um dia, de termos um homem chamado Benito Benati, que teve um sonho, e o Prefeito Geninho, que acreditou, junto com sua equipe, que tudo isso era possível”, destacou o Secretário Beto Puttini. “O agradecimento que temos a fazer, hoje, é por essa realidade que estamos vivendo”, emendou.

De acordo com o Secretário Puttini, no prédio reformado e adequado às instalações da Secretaria Municipal de Turismo, existe uma estrutura (uma sala bem ampla) onde ele pretende montar uma escola de treinamento, com oficinas “buscando parcerias, trazendo resultados para os olimpienses e para toda nossa região”, destacou. “Porque nós estamos em um momento em que, aqueles que se qualificarem, aqueles que buscarem um espaço, farão a diferença entre o vencedor e o perdedor no futuro”, complementou.

 

DADOS POSITIVOS

O Secretário de Turismo informou ainda que no último feriado prolongado (12 de outubro), Olímpia teve 82% de taxa de ocupação dos 14 mil leitos hoje existentes na cidade. “Quando o Prefeito Geninho assumiu, tínhamos 687 leitos. Num período de sete anos, pulamos para 14.439, ou seja, tivemos um acréscimo de 2.100% no número de leitos na cidade”, relatou Beto Puttini.

Isso resultou num quadro de empregabilidade à base de 30% da população. “Quando nós assumimos, eram cerca de 13% (os empregados). Portanto, houve um incremento de 130% na empregabilidade em Olímpia. Nós continuamos trabalhando. E mais ainda agora que existe uma Secretaria própria, com toda a nossa equipe disposta a demonstrar todo esse nosso comprometimento”, completou o Secretário.

TURISMO TRAZENDO RECURSOS, RECURSOS REVITALIZANDO OLÍMPIA

O Prefeito Geninho Zuliani, em sua fala, demonstrou estar bastante conectado com o atual momento da cidade, com os benefícios oriundos do incremento turístico gerado pelo Thermas dos Laranjais. A Secretaria, com suas novas instalações, segundo ele, “vem fincar uma bandeira”. O órgão “é uma semente plantada para germinar no sentido de que o município atinja todos os seus objetivos”.

Aquelas instalações, ressalta o Prefeito Geninho, serão o ponto de informações a serem compartilhadas, a grande fonte de dados, o grande banco de projetos. “É daqui que terá que sair as melhores e maiores informações, os dados do Turismo de Olímpia”, acentuou. E mais, “a Secretaria é para receber o trabalhador, o empresário, o Comtur, enfim, foi feita para receber todos que empreendem, que dependem (do Turismo), que querem ajudar o Turismo de Olímpia”, disse, destacando o caráter universal do local.

O Prefeito Geninho também não deixou de fazer elogios ao empresário e presidente do Clube Thermas dos Laranjais: “Foi em cima da ideia do Benito Benatti, que fundou o clube, que fez essa maravilha na nossa região. O Thermas dos Laranjais hoje é a maravilha do país. E nós, com a velocidade que o Poder Público permite, tentamos acompanhar o ritmo desses empreendedores”.

O novo tempo vivido por Olímpia também produz seus reflexos no âmbito dos investimentos urbanos, já que mobiliza esferas superiores, como Estado e União, na liberação de recursos. Notadamente Estado, por meio do qual começa agora a liberação de verbas para custeio de obras no âmbito turístico por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, o DADE.

“No ano passado, o governador liberou R$ 3 milhões para fazermos a primeira etapa da canalização do córrego Olhos D’Água, entre a Benjamin Constant e o Clube de Campo, um projeto importante e bonito. Para a segunda etapa, nós, neste primeiro ano como beneficiários do DADE, vamos receber um recurso. Já estamos em licitação que, dentro de 40 dias já temos a empresa vencedora para fazer a segunda etapa dessa obra que é a revitalização”, relatou o prefeito.

FLÓRIDA BRASILEIRA

Uma declaração do Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena, que encheu de entusiasmo o Prefeito Geninho Zuliani, o Secretário Beto Puttini, vereadores e demais presentes, foi o anúncio de que há uma proposta, no âmbito do Governo do Estado, de transformar Olímpia numa “Flórida brasileira”. Para tanto, a iniciativa mais urgente no momento é a concretização do projeto de dotar a Estância de um aeroporto, cuja área já está comprada e paga.

“Nós vamos lutar com o Prefeito Geninho, juntamente com a Câmara Municipal, para mover o Estado de São Paulo e o Governo Federal para que Olímpia tenha aqui o seu aeroporto, porque a partir do momento que nós tivermos o aeroporto, não tenho dúvidas de que Olímpia será a ‘Flórida brasileira’”, prometeu.

Comentários