Godap lança 10º Fifol em cerimônia no Gabinete Municipal

Foi lançado oficialmente na noite de terça-feira, 3 de maio, no Gabinete Municipal, a 10ª edição do Festival Internacional de Folclore de Olímpia, realizado pelo GODAP em parceria com a Maldiviaggi Turismo & Tempo Libero e World Net Cultural Exchange - Itália, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia.

Este ano o Fifol terá a participação de grupos de cinco países sendo Argentina, Canadá, Chile, Grécia, Índia e também do Brasil, com o Godap. Diversas atividades estão programadas como workshops, praça de alimentação com gastronomia típica dos países visitantes, desfiles e muito mais.

As apresentações acontecerão à noite, nas praças da Matriz e Rui Barbosa, com acesso gratuito. Os workshops serão realizados de segunda a sexta-feira, no horário da manhã, na Casa da Cultura “Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso”, também com entrada franca.

Na cerimônia, a coordenadora do Godap, Cidinha Manzolli, disse estar muito emocionada por receber o acolhimento da Prefeitura e de todos os empresários parceiros para a realização do evento.

O Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi, ressaltou a importância do Fifol para a cidade, mantendo a tradição da preservação e difusão cultural não apenas no âmbito nacional, mas também no internacional, e ainda oferecendo aos turistas que visitam nossa Estância outra opção de lazer além do parque aquático.

O Presidente da Câmara, vereador Luiz Salata, também fez uso da palavra, parabenizando a incansável busca da professora Cidinha Manzolli na realização dos eventos culturais em nosso município.  Representando o Prefeito Municipal, o Secretário de Governo, João Paulo Polisello (Pitta), disse que "é uma grande satisfação celebrarmos 10 anos do Festival Internacional de Folclore, que leva o nome da cultura de Olímpia para o mundo. Agradecemos a oportunidade de a Prefeitura participar de mais essa festa e da iniciativa e persistência de todos os parceiros e entusiastas do Folclore, como a dona Cidinha e o saudoso Professor José Sant'Anna".

O evento também conta com o apoio de diversas empresas para a alimentação e hospedagem, como: Deco Buffet e Eventos; Padeco – Pão Nosso de cada dia; Unimed; Grupo Natos; Hot Beach Free; Royal Thermas Resort & Spa; Pousada dos Ipês; Pousada Esmeralda; Thermas Park – Resort & Spa; Pousada Vila Itália; CasaGrande Hotel e Hotel Mirante da Bela Vista.

O FIFOL

O primeiro Festival Internacional de Folclore de Olímpia foi realizado em 1998, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, representando um marco na história da cidade, que pela primeira vez recebia grupos de danças folclóricas de outros países.

A realização deste evento foi possível graças à participação do Godap nas comemorações do centenário de nascimento do Padre José de Anchieta, nas Ilhas Canárias, em 1997, quando foi convidado para representar o Brasil nas festividades.

Comentários