Festival internacional de danças trará grupos de cinco países

O Brasil também estará presente, com os grupos Anástasis, Frutos da Terra e GODAP, para representarem as danças típicas de diversas regiões do país

A Associação Olímpia para Todos, entidade sem fins lucrativos, realizará o “Folk Dance Fest – Edição 2018”, no período de 10 a 17 de novembro, com a presença de grupos de danças folclóricas internacionais e parafolclóricas de Olímpia.

Os grupos folclóricos internacionais são: “Agrupación Folklórica Lazos de Amistad” (Argentina), “Fundación Artística Del Tundama” (Colômbia), “Kalrav Arts Foundation (Índia), “Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom” (grupo étnico de Araucária/PR, representando a Polônia) e “Kayrala Cultural Association” (Timor Leste). Todos os grupos estarão pela primeira vez no município.

O Brasil também estará presente com grupos Anástasis, Frutos da Terra e GODAP, para representarem as danças típicas de diversas regiões do país.

Os grupos folclóricos se apresentarão no palco da Praça Rui Barbosa, a partir das 20 horas, e farão pequenas apresentações diurnas nos parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach, para atrair os turistas ao evento.

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro será possível a comunidade e turistas interagirem de forma mais intensa com os grupos, participando dos workshops que acontecerão às 14 horas, no Palco da Praça da Matriz, sendo que no dia 13 (terça-feira) haverá uma sessão às 9 horas.

Os grupos serão monitorados por voluntários e a empresa Wizard disponibilizará intérpretes nos idiomas espanhol e inglês. Como curiosidade, o Timor Leste é uma ex-colônia de Portugal, e os participantes deste grupo entendem um pouco da língua portuguesa.

Para a realização do Folk Dance Fest, a entidade se associou ao CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, entidade mundial que trabalha pela salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e está presente em 103 países.

OUTRAS ATRAÇÕES
O Folk Dance Fest também oferecerá a Feira Internacional de Artesanato, formada pelos artesãos que participam da Feira “Olímpia Mostra Olímpia”, sendo que os grupos folclóricos trarão artesanato de seus países para comercialização na feira.

O público do evento terá ainda a oportunidade de conhecer a gastronomia típica dos países participantes durante a realização da Feira Internacional de Gastronomia, com a produção e comercialização de pratos tradicionais elaborados pelos artesãos olimpienses. Uma Praça de Alimentação garantirá a oferta de gastronomia típica brasileira, para agradar tanto ao paladar dos turistas e moradores, quanto dos convidados estrangeiros.

O Simpósio de Folclore e Sustentabilidade e o Seminário Internacional de Turismo Cultural, para os quais foi firmada parceria com o Curso de Turismo da UNIESP – Polo Olímpia, sob a coordenação do professor-doutor Estêvão Amaro dos Reis, da Associação Brasileira de Etnomusicologia, reunirão os diretores dos grupos folclóricos e estudiosos.

Comentários