Festa do Congado começa hoje, 13 de maio

Décima edição do Encontro deverá reunir seis congadas paulistas e mineiras

 

A Festa do Congado, realizada em Olímpia para louvar São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia, começa hoje, sexta-feira, 13 de maio, às 20 horas, na Praça do Jardim São Bendito, com o levantamento dos mastros, em homenagem à libertação dos escravos. Na ocasião haverá as leituras da carta de alforria e da Lei Áurea, em homenagem à Princesa Izabel. Esta é a 10ª edição do Encontro de Congadas de Olímpia, organizado pelo Capitão José Ferreira.

 

Além da Congada Chapéu de Fitas, do Jardim Santa Ifigênia, sob o comando do realizador do Encontro, o evento deverá receber seis congadas paulistas e mineiras. O evento de cunho cultural e religioso prosseguirá até domingo, 15.

 

Desde o dia 24 de abril, quando houve o levantamento do mastro com a bandeira de aviso, a parte religiosa começou a ser desenvolvida. No dia 4 de maio teve início a novena de preparação. E neste final de semana, que marcará o encerramento das festividades, haverá visitas às coroas e festeiros, amanhã, sábado, dia 14.

No domingo, às 8 horas, haverá o café de São Benedito em frente à Capela do Perpétuo Socorro e Santa Ifigênia; às 16 horas sai o cortejo de rua do Reinado (procissão dos devotos), com saída da residência do capitão Ferreira; às 17 horas, a celebração da Missa Conga e encerramento na Igreja de São Benedito.

 

Segundo o jornalista Antônio José Scarpinete, que representa o Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande – da Comissão Paulista de Folclore, além da olimpiense Chapéu de Fitas, há previsão de duas Congadas de Franca e uma de Santo Antonio da Alegria, e duas mineiras, uma de Capitinga e outra de Aparecida de Minas.

Comentários