Este ano país e município terão 15 feriados

Este ano de 2014 será tomado por nada menos que 15 feriados, dos quais quatro serão no domingo, um no sábado e os restantes 10 em começo e meio de semana. Destes 15 feriados, também, três são municipais - Fundação da cidade, em 2 de março; Padroeiro, em 24 de junho e Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. Não estão somados a estas datas, os três jogos da Seleção Brasileira na Copa-2014 - 12, 17 e 24 de junho, quando se decretam no país os “quase-feriados”.

Mas, destes 15 feriados já se pode tirar um, o da Confraternização Universal, ou “Dia de Ano-Novo”, comumente chamado o 1º de janeiro. Depois, para nós olimpiense, terá o 2 de março, data de fundação da cidade, mas que cairá em um domingo. E, em nível geral, se terá o 4 de março, terça-feira de Carnaval, que no entanto não é feriado oficial mas, sim, “ponto facultativo”.

Em abril o país parará no dia 18, a Sexta-Feira da Paixão de Cristo. Depois, no dia 21 de Abril, Dia de Tiradentes, que cairá numa segunda-feira. O Dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, cairá numa quinta-feira. No mês seguinte, junho, o feriado será no dia 19, o Corpus Christi, que cairá também numa quinta-feira.

O Dia do Padroeiro de Olímpia, São João Batista, em 24 de junho, cairá numa terça-feira. O 9 de Julho, feriado para todos os paulistas, será numa quarta-feira. Nesta data comemora-se o Dia do Soldado Constitucionalista. Já o 7 de Setembro, Dia da Proclamação da Independência, será comemorado num domingo, o mesmo para o 12 de Outubro, Dia de N.S. Aparecida e também Dia das Crianças.

Outro feriado domingueiro será o de 2 de novembro, Finados. Já o 15 de Novembro, data da Proclamação da República, cairá num sábado. O dia 20 de novembro, feriado municipal do Dia da Consciência Negra, cai numa quinta-feira. E, por fim, teremos o 25 de dezembro, Natal, que em 2014 se comemorará numa quinta-feira.

Também podem ser catalogados como dias, se não feriados, pelo menos "quase-feriados", 12, uma quinta-feira; 17, uma terça-feira, e 23 de junho, uma segunda-feira, quando a Seleção Brasileira jogará, respectivamente, contra a Croácia, México e Camarões, na Copa do Mundo no Brasil.

PONTOS FACULTATIVOS

 

Além dos 15 feriados, o Governo Federal anunciou esta semana mais sete pontos facultativos para órgãos públicos federais. Considerando que a terça-feira de carnaval e Corpus Christi já são considerados pontos facultativos pelo Governo, os funcionários públicos ainda terão: 3 de março, segunda-feira de Carnaval; 5 de março, quarta-feira de Cinzas, até às 14 horas; 28 de outubro, Dia do Servidor Público, uma terça-feira; 24 de dezembro, véspera do Natal , uma quarta-feira, após às 14 horas e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, também quarta-feira, ponto facultativo após às 14 horas.

Comentários