Educação realiza nova etapa do programa sobre Meio Ambiente

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” Partindo deste pressuposto colocado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou mais uma etapa do programa de implantação do projeto Educação Ambiental nas escolas, desta vez tendo como palco a EMEB Professor Reinaldo Zanin, no Jardim Tropical II.

A Secretaria segue a Lei municipal nº 3.353, de 26 de junho de 2009, que dispõe sobre a implantação da Educação Ambiental de forma transversal como prática educativa nas escolas municipais. Na Reinaldo Zanin as equipes de trabalho desenvolveram com toda equipe escolar, um trabalho que envolveu os alunos diariamente em atitudes de sustentabilidade voltadas para a formação de valores, para que tenham comprometimento e respeito com o Meio Ambiente.

Dentre inúmeras ações praticadas no âmbito escolar com todos os anos escolares, destaca-se o trabalho realizado recentemente com os alunos do Ciclo II, em que a equipe Ethos Institucional, em parceria com a Usina Guarani, esteve na escola ministrando a palestra "Plantando esperança para colher felicidade", com o objetivo de complementar e reforçar esta ação, tendo as crianças como agentes mirins em suas localidades, estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.

O trabalho foi coordenado pela Diretora Edileni da Silva Mortati, pelas Coordenadoras do Ciclo I, Silvania da Silva Muniz, e do Ciclo II, Abgayl Lucia Cremonez Guimarães. Estiveram também presentes ao ato a Coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal da Educação, Leila de Aquino Garcia, o Coordenador de Geografia, Edward Marques da Silva, o Wadão, e a Diretora da Divisão do Meio Ambiente da Daemo Ambiental, Pollyana Rodero Fernandes.

Houve plantio de mudas de árvores no jardim da escola e cada sala de aula do Ciclo II teve sua árvore demarcada e agora será cuidada pelos próprios alunos, para que observem seu desenvolvimento e adquiram o hábito do cuidado com a natureza e o ambiente em que vivem. "Crianças que aprendem, pensam e agem hoje, compreenderão a sua realidade e agirão nela de forma consciente. Nossa meta é a formação de sujeitos ecológicos”, diz a Coordenadora Abgayl Guimarães.

 

 

 

 

Comentários