Comemoração do Dia Mundial do Fusca teve palestra em Olímpia

A celebração do dia do ‘carro mais querido do brasileiro’ é feita em 22 de junho; palestra foi ministrada pelo criador do Dia, Alexander Gromow

No dia 25 de junho passado, em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, o presidente da Associação Amigos do Fusca, Nilton Flávio dos Santos, trouxe, pela segunda vez (a anterior foi em 2013), Alexander Gromow para proferir palestra na Câmara de Vereadores. Gromow é alemão, engenheiro eletricista, ex-presidente do Fusca Clube Brasil e criador da data especial. O Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho.

“Quando Gromow veio pela primeira vez gostou muito de Olímpia, criou amizades e agora nos proporcionou, mais uma vez, a possibilidade de conhecer a cultura, o potencial que ele tem e o conhecimento sobre a história do Fusca”, disse Santos.

Antecedendo a palestra, houve uma concentração de Fuscas e outros modelos na Praça da Matriz, onde ficaram expostos alguns veículos da marca.

Entre outras curiosidades sobre o “carro mais querido do brasileiro”, Gromow contou que alguns deles chegaram a ser equipados com ar condicionado pela empresa Auto Club, de São José do Rio Preto, “uma necessidade em várias regiões brasileiras”.

Um pouco antes das 15 horas, hora marcada para a palestra, os carros que estavam na Praça da Matriz foram se alinhando para uma carreata até a Câmara. O comboio foi sendo formado sob a supervisão do presidente do Clube, Nilton Flávio dos Santos. Os carros percorreram as ruas de Olímpia com destino à Casa de Leis. Depois, foram estacionados no estacionamento oficial da Câmara que, por ser um sábado, estava vazio.

A palestra foi acompanhada também por um grupo de jovens, membros do “Grupo MIXED – Olímpia”. “É uma alegria ver que jovens que nasceram depois da era na qual o Fusca reinava absoluto, o escolheram para seu hobby. Alegria, pois esta é a geração que poderá dar continuidade à Saga do Fusca entre nós e mantê-lo presente por mais tempo. Tomara que eles assumam a função de fuscamaníacos do futuro”, enalteceu Grow.

A palestra intitulou-se “O Fusca chega ao Brasil, vence e se despede duas vezes”. A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do Decreto Lei 6.383, de 22 de junho de 2016, declarou o palestrante Alexander Gromow visitante ilustre.

Gromow é ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo.

Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido em nível mundial e ativista de movimentos que visam a preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Comentários