Circuito Noroeste Paulista é reconhecido pela SETUR do Estado

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR) divulgou o relatório de maio do Programa de Regionalização de São Paulo, que contempla o Circuito Turístico Noroeste Paulista (CTNP) como um dos 43 roteiros e circuitos reconhecidos pela SETUR.

O reconhecimento é resultado do trabalho e da solicitação do Circuito Turístico Noroeste Paulista para ser integrado ao mapa estadual, considerando o grande potencial dos oito municípios membros: Catanduva, Novo Horizonte, São José do Rio Preto, Sales, Tabapuã, Uchoa, Estância Hidromineral de Ibirá e Estância Turística de Olímpia.

“A preocupação com o desenvolvimento não só de Olímpia, mas da região como um todo, já vem sendo trabalhada desde 2009, com a união dos municípios para o fortalecimento regional, que é a proposta do Ministério do Turismo. Ao longo desse período, realizamos capacitações e preparamos a região para acolher o turismo com o apoio de parceiros importantes, como o Sebrae. A conquista é resultado desse trabalho em conjunto”, comenta Paulo Duarte, Gestor do Circuito e Diretor de Turismo da Estância Turística de Olímpia.

O Estado de São Paulo trabalha o turismo de forma regional desde o projeto dos núcleos de turismo dos 90. Mas, no decorrer dos anos, com a valorização dos destinos estaduais, passou a aderir ao Programa “Roteiros do Brasil” do Ministério do Turismo, com o objetivo de incentivar a formatação e o desenvolvimento das cidades estaduais com potencial turístico.

Desde 2008, a SETUR realiza a atualização do mapeamento do turismo paulista, porém, após a publicação da Portaria do Ministério do Turismo nº 205/2015, em dezembro do ano passado, foi preciso revisar a relação dos municípios, roteiros e circuitos já existentes, conforme o atendimento aos critérios estabelecidos pela Portaria, ao qual o CTNP obteve sucesso.

Sendo assim, com a solicitação aprovada, o Circuito Turístico Noroeste Paulista passa a integrar oficialmente o mapa turístico do Estado. A Estância Turística de Olímpia, por sua vez, já contemplada pelo Roteiro Turístico “Águas Sertanejas / Vale do Rio Grande”, formado pelos municípios da região administrativa de Barretos, agora, também faz parte do Circuito Turístico Noroeste Paulista, ganhando força e reconhecimento em meio aos destinos estaduais.

Comentários