Cidade prepara três conferências municipais

Estão sendo organizadas para o mês que vem conferências municipais de Cultura, Assistência Social e Meio Ambiente

O mês de julho próximo está agendado como o mês das conferências municipais em Olímpia. Nada menos que três serão realizadas, nos setores de Cultura, Assistência Social e Meio Ambiente. A Cultura faz a sua 2ª edição do evento, no dia 4 de julho, uma quinta-feira, no auditório da Casa de Cultura de Olímpia, a partir das 18h30. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS realiza a sua 9ª edição, no dia seguinte, 5 de julho, no mesmo local, enquanto o setor de Meio Ambiente fará a sua no dia 31 de julho, às 8h30, na Câmara de Vereadores de Olímpia.

A Conferência cultural tem como objetivo reunir grupos, associações culturais e demais pessoas da sociedade civil para que juntos possam discutir o plano de metas apresentado pelo Ministério da Cultura-Minc, para os próximos quatro anos, quais sejam, “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais”, e “Cultura e Desenvolvimento”.

Durante a Conferência serão eleitos os novos membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura, e os delegados que representarão Olímpia na Conferência Estadual de Cultura. Para participar basta ser representante de alguma associação cultural ou grupo do município de Olímpia.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, a prefeitura de Olímpia realizará no dia 5 de julho, na Casa de Cultura, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Toda a sociedade pode participar, a fim de discutir propostas para melhorias na área social. São convidados representantes da sociedade civil, entidades sociais, poder público, Judiciário, Legislativo, iniciativa privada, trabalhadores da Assistência Social e usuários da rede SUAS – Sistema Único de Assistência Social que são atendidos nos CRAS e CREAS localizados na cidade.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Genival Ferreira de Miranda, explica que a Conferencia irá trabalhar o tema “A gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, com discussão sobre os seis eixos temáticos: Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS; e Regionalização.

Após a aprovação das propostas será realizada a votação e a escolha dos delegados que irão representar Olímpia na Conferência Regional de Barretos. O credenciamento será a partir das 8 horas e o evento terá início às 9 horas.

 

MEIO AMBIENTE

A Conferência Municipal do Meio Ambiente de 2013 será realizada no dia 31 de julho, às 8h30, na Câmara de Vereadores. O tema central da Conferência será “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, com foco nos seguintes temas: produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; educação ambiental e financiamento do sistema de implementação da política de resíduos em nível local.

A Conferência Municipal é uma das etapas preparatórias da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – CNMA que tem por objetivo promover o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Qualquer interessado pode participar: sociedade civil, entidades de classes, empresários, poder público (municipal, estadual e federal) e os cidadãos do município de Olímpia e região, direta e indiretamente ligados aos problemas da geração de “lixo” (resíduos sólidos). A coordenação será da engenheira agrícola Camila Valente Furquim Vicente, assessora técnica do Setor de Áreas Verdes e Recuperação de Áreas Degradadas da Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da DAEMO Ambiental.

Comentários