Chegam mais três para o ‘Mais Médicos’ e equipe fica completa

Olímpia contava com cinco médicos cubanos atendendo no âmbito da Saúde da Família antes deles terem que voltar parta casa, por causa da intolerância ideológica do novo presidente


A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia completou esta semana a equipe de cinco médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em substituição ao mesmo número de profissionais cubanos que atuavam no município em medicina preventiva, até que uma decisão de cunho ideológico do futuro presidente da República os fez retornar a seu país de origem. Olímpia, felizmente não encontrou dificuldades para repor profissionais, até mesmo por sua localização privilegiada e sua infraestrutura turística de lazer, que com certeza foram grandes atrativos.

Na manhã de segunda-feira passada, 10 de dezembro, três profissionais iniciaram os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) do município. Com a chegada dos novos profissionais, Olímpia supre a demanda criada com a saída dos cubanos, o que afetou todo o país por causa de palavras e atitudes de intolerância ideológica do futuro presidente da República.

Os médicos foram recepcionados na Secretaria de Saúde e, na sequência, se dirigiram para as unidades nas quais prestarão atendimento. A médica Anni Jing Wen Liu, de 25 anos, formada na Famerp, é a responsável pelo atendimento na UBSF Gilberto Vicente Mora (Baguaçu); Jaqueline Nogaroto, de 25 anos, graduada na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos atenderá na UBSF Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos); e José Ricardo da Costa, de 44 anos, formado na Unilago, atuará na UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo).

Outros dois novos profissionais do Programa iniciaram os atendimentos a pacientes em suas Unidades Básicas de Saúde da Família para onde foram direcionados, na segunda-feira da semana passada, dia 3 de dezembro. Todos os profissionais selecionados são de cidades da região.

De acordo com a Atenção Básica, dois dos médicos, Diego Esteves Vaz e Alana Baptista Fim, iniciaram os atendimentos na segunda, dia 3. Eles foram designados para a UBSF Francisco Figueiredo Filho, no Jardim São José.

Comentários