Campanha de prevenção ao Câncer da Pele será dia 1º no ‘Postão’

De acordo com o Inca, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele; em Olímpia foram 356 atendimentos em 2017, e 46 pessoas diagnosticadas positivas

Dra Solange Benatti

Com intuito de orientar a população e realizar o diagnóstico precoce de câncer da pele, a Estância Turística de Olímpia realizará, no dia 1º de dezembro (sábado), mais uma edição da Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele, conhecida como “Dezembro Laranja”.

Idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação ocorrerá das 9 às 15 horas, no prédio do “Postão”, na Rua Américo Sampaio, 55, com atendimento gratuito e aberto a toda população.

Sob a coordenação da médica dermatologista Solange Benatti Murad, a campanha, que traz como slogan “Se exponha, mas não se queime”, é destinada a orientar sobre os riscos de exposições solares abusivas. No decorrer dos anos, a ação vem se ampliando, com adesão de mais médicos dermatologistas e de outros profissionais voluntários.

Segundo a coordenação da campanha, no ano de 2017, foram realizados 356 atendimentos, dos quais 46 pacientes foram diagnosticados com câncer, ou seja, 12,92%. Além disso, quando questionados sobre o uso de filtro solar, apenas 20,78% dos homens e 38,12% das mulheres responderam que utilizam.

De acordo com a médica Solange Benatti Murad, os atendimentos visam o diagnóstico precoce, bem como a orientação e o tratamento dos pacientes. Os interessados em participar da campanha devem comparecer ao Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), na Rua Dr. Américo Sampaio, 55, Centro, a partir das 9 horas, munidos do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

CASOS NO BRASIL
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165,58 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170) do que mulheres (80.410). Em relação a novas ocorrências de câncer da pele não melanoma, a estimativa é de uma diminuição de 10 mil casos de um biênio para o outro.

MONITORAMENTO VACINAL
DA PÓLIO E SARAMPO
Com o intuito de avaliar a situação vacinal de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá, nos próximos dias, o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) Pós Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo.

A ação será realizada em oito bairros da cidade e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu para analisar se a caderneta de vacinação de 250 crianças está em dia em relação às vacinas da Poliomielite e da Tríplice Viral (Sarampo – Caxumba – Rubéola). Na oportunidade, também serão verificadas se as demais vacinas estão atualizadas.

Ontem, quinta-feira, 22, as equipes, compostas por profissionais do setor de Vigilância Epidemiológica e da Divisão de Atenção Básica, percorreram os distritos. Já neste sábado, dia 24, o monitoramento atenderá os bairros Tropical II, Cohab II, Cohab III, Cohab IV, Santa Fé, Harmonia, Santa Ifigênia e Morada Verde, que foram selecionados devido ao contingente populacional e à quantidade de crianças.

Comentários