Aplicativo ‘mostra’ Olímpia e interage com turista

Publicitária comemora boas avaliações recebidas por parte dos usuários no Guia Turístico Olímpia

O velho ditado: “Quem tem boca vai a Roma” tem ficado cada vez mais obsoleto nessa era digital. Ao se aventurar em destinos desconhecidos, o turista tem tido ferramentas até então inimagináveis no passado.

E Olímpia, sendo um dos destinos mais procurados no Estado de São Paulo, agora tem seu próprio aplicativo, que instrui e leva o turista não somente aos pontos turísticos, como também aos inúmeros hotéis e pousadas, restaurantes, bares, farmácias, supermercados, hospitais, etc, inclusive com serviço de navegação automotiva, o GPS.

A iniciativa foi da publicitária Lucyla Martins Garrido, que desenvolveu esta inovadora ferramenta ao turista, que prefere sua independência ao viajar, sem precisar parar para pedir informação.

Em entrevista ao Planeta News, Lucyla contou que mora em São Paulo, e como olimpiense sempre quis desenvolver um projeto com foco local. Ela já teve uma agência de publicidade na cidade, mas não nesta época do turismo. Foi tocar a vida na Capital e atualmente trabalha de forma independente. “Fiquei uns anos numa empresa e agora trabalho de forma independente”, diz. “Há alguns anos, vendo esse ‘boom’ do turismo em Olímpia, surgiu a ideia de uma ferramenta que ajudasse o turista a ser independente. Hoje em dia os smartphones são de acesso a todos e aplicativos só colaboram para que a cidade fique ‘nas mãos’ desse usuário”, afirma.

Lucyla diz que já tinha feito um guia turístico em papel, mas que “não rolou”, e em conversa com clientes surgiu a ideia de fazer então um guia em forma de aplicativo, quando começou a pesquisa sobre como desenvolver. “Do dia para a noite eu simplesmente levantei da cama e disse: ‘Vou fazer o aplicativo!’ Eu sabia a parte criativa do negócio, que é a principal. Mas não sabia da parte desenvolvedora do aplicativo, a parte técnica, ai eu comei a pesquisar e fui chegando a um número”, relata.

“Quando eu vim para Olímpia, ano passado, fiz novamente outra pesquisa, mostrei para as pessoas o projeto, o pessoal se encantou, só que eu não o tinha digitalmente, eu tinha só em papel. Depois disso percebi que as pessoas gostaram desse aplicativo, eu ainda também não tinha muita noção de custo na época mas, enfim, eu queria desenvolver o projeto, e hoje ele é realidade”, complementou.

O aplicativo ficou disponível para baixar desde o último dia 22 de dezembro. “Na semana que antecedeu a liberação para ser baixado por usuários, já estava disponível, mas em fase de testes, e para minha surpresa foi baixado inúmeras vezes e com usuários deixando avaliação, que foram todas positivas, e diversos comentários entusiasmados, o que me deixou extremamente feliz. Era realmente uma ferramenta esperada por nossos turistas”.

A nova ferramenta, que “oferece Olímpia” de forma digital, está disponível na versão Android. ”Lançamos o aplicativo na versão Android, por ser o com o maior número de usuários, mas no máximo em mais quinze dias, teremos também disponível para IOS”, avisou Lucyla Garrido.

A publicitária adiantou ainda que essa é só a primeira etapa de seu projeto, que novos dispositivos devem ser agregados ao Guia Turístico Digital. “Já tenho inúmeras ideias para desdobramentos do aplicativo. Espero encontrar parceiros nessa nova empreitada, nessa ferramenta tão importante para o turista e a cidade”, finalizou.

Comentários