Alunos do curso de Direito de Olímpia visitam o TJSP

Grupo representou Olímpia Olímpia em visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Na última terça-feira, 24, os alunos do Curso de Direito da Faculdade de Olímpia Grupo Universidade Brasil estiveram na Capital para um tour acadêmico, com a realização de visitas técnicas ao Museu do Crime da Polícia Civil do Estado de São Paulo, ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e ao Museu do Tribunal de Justiça.

No Museu do Crime foram apresentados aos alunos diversos casos de crimes que ocorreram na vida real e que entraram para a história como “O Crime da Mala”, “O Bandido da Luz Vermelha”, “O Maníaco do Parque”, entre outros. Também lhes foi apresentado um histórico de como foi desenvolvido o trabalho de investigação da Polícia Civil, proporcionando a eles a oportunidade de vivenciarem o trabalho da Polícia Civil ao se deparar com uma simulação de uma cena de um crime, e cada um teve de apresentar sua tese de como e porquê o crime ocorrera.

Além disso, tiveram acesso ao acervo de armas históricas e atuais que a Polícia Civil mantém em exposição, além de poderem ver e adentrar nos modelos antigos de viaturas policiais, como o Fusca, a Variant, a Kombi, o Dodge, o Jeep, a Veraneio, e também uma moto Honda bastante clássica e bem popular na época.

Logo após, no Tribunal de Justiça foi lhes apresentada toda a estrutura de trabalho do órgão, explicando como é a rotina da Casa, dos Desembargadores e dos demais funcionários, além de uma palestra sobre as carreiras jurídicas e seus papéis na sociedade. Conhecendo toda a história e a arquitetura do Monumento, andaram no Salão dos Passos Perdidos, no Tribunal do Júri Popular, nas Escadarias da Princesa e no Salão de Estudos do Tribunal, onde ficam os acervos de livros históricos.

Ao final, foram convidados para assistir à Sessão de julgamentos de Segunda Instância de Direito Privado, presidida pelo Desembargador Gastão Tolledo de Campos Mello Filho, na ocasião em que especialmente estavam analisando casos de ações movidas contra empresas que prestam serviço no setor de planos de saúde. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos Desembargadores e também dos Advogados que defendiam seus clientes.

Por fim, no Museu do Tribunal de Justiça os universitários puderam ter contato com peças processuais históricas como o caso do “Maníaco do Parque” e o “Crime da Mala”. Tiveram também a oportunidade de conhecer e compreender melhor a Revolução Constitucionalista de 32, tendo contato com peças históricas utilizadas pelos combatentes na época e também a documentos históricos da época, como títulos de doações de ouro.

A Faculdade de Olímpia do Grupo Universidade Brasil agradece a colaboração do Prefeito Fernando Augusto Cunha e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, bem como ao esforço e empenho do vereador Luiz Antonio Moreira Salata, do professor André Gallão e dos alunos Andressa Oliveira Ferreira e Lucas Galbiatti, que junto da Planeta Azul Turismo e da Turismóloga Jane Pautz organizaram a viagem, que foi um sucesso.

Comentários