Ainda faltam mais de 12,5 mil eleitores fazerem biometria em Olímpia

Menos de 5,5 mil eleitores procuraram o Cartório Eleitoral nos últimos três meses, quando da última contagem; neste sábado haverá novo mutirão no próprio Cartório e na Casa de Cultura

A Estância Turística de Olímpia tem até o dia 19 de dezembro, ou seja apenas dois meses e dois para zerar o número de eleitores que até o momento ainda não foram fazer sua biometria. Restam mais de 12,5 mil pessoas, o que indica um ritmo lento nos serviços, não por conta do Cartório Eleitoral, mas sim, por conta do eleitor que se mostra pouco interessado. De julho até agora, 5.464 eleitores procuraram fazer seu cadastro, contando da última divulgação, que dava conta restarem ainda 18 mil eleitores sem biometria. Nesta toada, dificilmente o quadro será zerado.

Neste sábado, dia 19 de outubro, o Cartório Eleitoral estará de portas abertas, das 8 às 13 horas, para o cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores do município. Além do Cartório, um plantão também será instalado na Casa da Cultura.

Olímpia possui hoje um total de 41.851 eleitores e apenas 29.315, ou seja, 70,18% realizaram o registro. Restam, ainda, 12.536 eleitores. A biometria passará a ser obrigatória nas próximas eleições de 2020 e o prazo final é no dia 19 de dezembro deste ano.

Para o cadastramento, o eleitor precisa apresentar o comprovante de residência, CPF e RG. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

Em caso de não comparecimento para a atualização do cadastro, o eleitor terá o título cancelado. Vale ressaltar que quem está irregular com a Justiça Eleitoral sofre diversas penalidades como não poder votar nas eleições municipais de 2020; obter empréstimos em bancos públicos; inscrever-se em concursos públicos; renovar matrícula em estabelecimento de ensino e obter passaporte.

O Cartório Eleitoral de Olímpia fica na Rua Dr. Antônio Olímpio, 914, no centro, e a Casa da Cultura fica na Rua São João, 942, também no centro.

Comentários