“DECÁLOGO DA CRIATIVIDADE "

Raízes e Asas

 

Informações e reflexões sobre pessoas imprescindíveis; formas de

expressão preciosas e experiências inovadoras em

educação, arte e cultura"

 

Maria Antonia de Oliveira*

Julho: férias, tempo livre, tempo de ouvir a si mesmo, oportunidade de redefinir rumos. Segue algumas dicas para colocarmos mais criatividade em nossas vidas.

“DECÁLOGO DA CRIATIVIDADE

Centro Português para Criatividade, Inovação e Liderança

1. Criar é fazer algo pessoal, novo e valioso, por modesto que seja.

2. Não perca tempo julgando os outros. Dedique-se à sua própria obra criadora.

3. Evite os pretextos paralizantes. Em todas as situações há que ver o melhor que se pode fazer.

4. Os momentos mais felizes são aqueles nos quais se realiza algo valioso de acordo com as tendências mais profundas, nobres e pessoais. Seja “você mesmo”.

5. Contribua para que haja um clima de criatividade à sua volta. Deixe que os outros também sejam "eles mesmos", criativos por si próprios.

6. Reconheça e estimule a expressão dos valores que cada um prefere e o caminho para que todos se sintam criativos e para que se aceitem uns aos outros.

7. O mundo está cheio de possibilidades ainda não realizadas. Procure as melhores, as mais adequadas à sua situação e esforce-se por encaminhá-las na realidade da sua vida.

8. A criatividade é um gesto de doação generosa. Enriqueça o seu próprio ser, enriquecendo tudo o que o rodeia.

9. A autenticidade da vida encontra-se nos momentos de criação, nunca pela passividade ou destruição. Dê criatividade a si e aos outros - é o segredo da verdadeira juventude.

10. Renove-se a cada dia. Rompa com a rotina. Deixe uma marca distinta e inovadora. Pense que tudo pode fazer-se melhor.”

***

A semana passada quando falei do jornalista Flamínio Araripe, marido da Dulcinea Gil, queria ter incluído a referencia do blog dele, um probleminha na rede e não pude copiar o endereço. Em tempo, aqui está, para quem procura “Notícias sem complicação e  Sabor do Saber” http://desimbloglio.blogspot.com.br/

 

Comentários e sugestões: [email protected]

*Maria Antonia de Oliveira é Psicóloga e Mestra em Psicologia pela PUCAMP, também é Pedagoga pela UNICAMP. Fez especialização em Dotação e Talento/Superdotação na Universidade Federal de Lavras – MG. É psicoterapeuta de base analítica (Jung). Tem trinta anos de experiência em psicologia, educação e estimulação de talento. Publicou Seriguelas, Terra de Formigueiro e Águas Cristalinas. fone-  17-8106-6817  

 

 

Comentários