‘Período Integral está diminuindo’, revela Meniti

‘Quando você faz opção pelo Período integral, não tem como falar ‘eu quero que ele vá embora  as 12h’. Se não tem necessidade, ele vai dar vaga a outra criança’, explica Meniti

A secretária da Educação revelou ao Planeta, na última quarta-feira, que o Período Integral vem diminuindo de fato, mas que isso não tem representado problemas para pais e mães. “A nossa demanda mostra que ele é suficiente;  nossa maior procura para o Período Integral é a creche, porque o pai e a mãe, muitas vezes trabalham, e têm essa dificuldade de achar alguém para ficar com o filho”, relata. Leia, abaixo, outro trecho da entrevista.

Planeta News: A senhora falou agora há pouco que o Horário Complementar está diminuindo? Ou o Período Integral?
Maristela Meniti: O Período integral está diminuindo para conseguirmos atender a demanda. Então eu ainda tenho escolas totalmente integrais, tenho escolas totalmente parciais, e tenho escolas integrais e parciais, de acordo com a demanda do bairro.

Planeta News: No caso do Horário Integral, o número de alunos e o número de vagas, são condizentes? Ou há sobra em demanda das vagas?
Maristela Meniti: A nossa demanda mostra que ele está suficiente; a nossa maior procura para o Período Integral é a creche, porque o pai e a mãe muitas vezes trabalham, e têm essa dificuldade de achar alguém para ficar com o filho. Mas, também  temos outro lado do Período parcial, que o pai acha muito bom e não pretende colocar o filho em Período Integral, até por c que a criança precisa ficar com a família.

Planeta News: E no caso dessas mães ou pais que querem a criança no Horário Integral?
Maristela Meniti: Eles procuram a Unidade, eles entram na fila de espera.

Planeta News: E nesse aspecto, como está o problema de vagas, escolas ou mães que não queiram qualquer coisa nesse sentido?
Maristela Meniti: Não, quando você faz opção pelo período integral, no ato da matricula, não tem como chegar e falar, ‘meu filho está no integral e eu quero que ele vá embora às 12h’. Se ele não tem necessidade, vai dar a vaga a outra criança. Então, temos que ver  para que o próprio desempenho da escola não seja atrapalhado.

Planeta News: E a sistemática funciona também com as filantrópicas?
Maristela Meniti: Período integral é a mesma dinâmica para todas, independentemente da faixa etária.

Comentários